Associação Minha Casa

História

A Associação Minha Casa - Comunidade Terapêutica foi constituída notarialmente no dia 16 de Janeiro de 1996 como instituição privada sem fins lucrativos e publicada em Diário da República n.º 61 de 12 de Março de 1996.

Em Agosto de 1997, foi concedido o funcionamento a titulo provisório com capacidade para 8 utentes, por despacho do Conselho de Administração do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (SPTT).

Em Março de 1998, foi atribuída a licença definitiva como Unidade Privada, actuante no campo de Prevenção Secundária, através de prestação de cuidados de saúde na área da toxicodependência com capacidade para 22 utentes. Ainda em 1998, foi celebrado um protocolo de cooperação financeira para o tratamento e internamento de utentes com o SPTT.

O modelo de tratamento na Comunidade consiste num processo sequencial e por fases, com a duração máxima de 18 meses, recorrendo a técnicas psicológicas e de intervenção social, com vista a aquisição de novos hábitos de vida, de novas relações interpessoais, com o intuito de que o utente construa a sua nova identidade psicossocial.

A partir do ano 2000, surgiu a necessidade de ampliar os espaços terapêuticos, de trabalho, de formação profissional e de lazer, de modo a permitir um desenvolvimento funcional e organizacional, bem como uma melhor prestação de serviços. Neste sentido, em Novembro de 2003, obtivemos licença para 12 camas sem protocolo.

Actualmente, dispomos de 54 camas licenciadas, sendo 43 protocoladas com o Ministério da Saúde e, 11 camas particulares.